Estudantes em todo o mundo passaram os últimos meses aprendendo em casa devido à pandemia COVID-19.
Enquanto algumas crianças estão mudando para horários híbridos que incluem algum aprendizado na escola, é seguro dizer que o aprendizado online não irá desaparecer tão cedo.
Ajudar as crianças a ter experiências de aprendizagem on-line positivas é fundamental para seu sucesso agora e no futuro.
A boa notícia é que existem estratégias testadas e comprovadas para tornar o aprendizado online e híbrido eficaz. É uma questão de se concentrar em algumas áreas principais:
- Garantir que os professores estejam preparados com estratégias baseadas em pesquisas para o ensino online
- Oferecendo um ambiente de aprendizagem eficaz para os alunos
- Criar um plano de aprendizagem significativo para cada aluno
- Certificando-se de que todos os alunos têm treinadores de aprendizagem de apoio
Preparando o ambiente
Embora os líderes escolares e as instituições educacionais sejam responsáveis por garantir que os professores estejam preparados, devido à pandemia, os pais e as famílias agora estão compartilhando a responsabilidade por outros elementos do aprendizado online bem-sucedido.
É importante que os pais e encarregados de educação compreendam: aprender a aprender online é uma grande tarefa e deve dar-se alguma margem de manobra enquanto se ajusta. As coisas podem sair do cronograma.
Algumas estratégias podem não funcionar. Isso é normal quando você se acostuma com uma nova habilidade.
Aqui estão algumas dicas para ajudar os pais e outros cuidadores a fornecer uma experiência de aprendizado online de sucesso.
Fornece um ambiente de aprendizagem eficaz
No aprendizado face a face, ir a um prédio de escola física ajuda as crianças na transição para o modo de aprendizagem.
O ambiente escolar fornece um lembrete físico dos comportamentos e normas que são importantes para uma aprendizagem eficaz.
Ao aprender online, é importante criar uma estação de aprendizagem que ajude os alunos a fazer a transição do “modo doméstico” para o “modo escolar”.
Uma estação de aprendizagem é um espaço consistente onde as tarefas escolares acontecem, como uma escrivaninha em um quarto. Encontre uma em um anuncio no google pode ajudar.
Este espaço deve ser confortável, disponível de forma consistente nos dias letivos e relativamente livre de distrações.
Se o espaço em um quarto não estiver disponível ou viável, considere criar um local em outra parte da casa.
Uma mesa de colo pode transformar um sofá ou cadeira em uma estação de aprendizado, e as crianças mais novas podem fazer seu trabalho em um “forte de aprendizado” sob a mesa da sala de jantar.
Se mais de uma criança estiver aprendendo em casa, crie uma estação de aprendizagem compartilhada, talvez na mesa da sala de jantar.
Em espaços compartilhados, considere ajustes como comprar um fone de ouvido com microfone para bloquear o ruído ou usar um display com três dobras (como os de projetos de feiras de ciências) para transformar uma mesa em um espaço de aprendizagem mais focado.
Crie um plano de aprendizagem significativo
Depois de criar um ambiente de aprendizagem eficaz, é importante que os alunos entendam como será sua jornada de aprendizagem.
Uma programação fácil de ler pode ajudar, principalmente se os alunos tiverem programações híbridas ou dias A / B em que a programação muda a cada dia.
Certifique-se de envolver as crianças na criação do cronograma e certifique-se de que seja realista para sua família e inclua uma mistura de tempo de aprendizagem e tempo não estruturado.