3 dicas para garantir a segurança dos aplicativos educacionais gratuitos

3 dicas para garantir a segurança dos aplicativos educacionais gratuitos (Foto de Andrea Piacquadio no Pexels)

Enquanto os educadores se preparam para um verão agitado, preparando-se para um novo ano letivo que provavelmente incluirá algum aprendizado online, encontrar um bom conteúdo será fundamental.

Durante a mudança agitada para o aprendizado remoto, empresas de todo o mundo se prepararam para oferecer seus produtos gratuitamente e professores e alunos começaram a usar o whatsapp gb azul.

Muitos educadores, escolas e distritos se inscreveram para esses aplicativos educacionais temporariamente gratuitos.

Mas por causa da rápida mudança para o aprendizado remoto, é raro que todos realmente olhem os termos e condições antes de fazer login com sua conta de e-mail emitida pela escola.

Embora essas empresas sejam generosas, elas também têm fins lucrativos e, eventualmente, começarão a buscar algum tipo de custo de assinatura para obter lucro.

Portanto, o conteúdo gratuito deve ser examinado da mesma forma que uma escola examinaria qualquer conteúdo pago.

Abaixo estão 3 perguntas a serem feitas antes de você se inscrever em aplicativos educacionais gratuitos:

1. Obtive aprovação da minha administração?

Como um ex-professor de sala de aula, eu sempre ficava animado quando ia a uma conferência e ver algum novo software ou aplicativo que meus alunos poderiam usar. 

Claro, a maioria deles veio com um custo, então, para usá-los, eu precisaria que alguém da administração aprovasse a compra.

Em algum momento da última década, as empresas começaram a usar modelos “free-mium” por meio dos quais os professores podiam obter uma licença gratuita.

Agora, os professores podem usar aplicativos instantaneamente sem qualquer aprovação prévia da administração ou verificação de departamentos de tecnologia instrucional.

Durante a pandemia, a quantidade de empresas que distribuíam seus aplicativos educacionais gratuitamente se espalhou quase tão rapidamente quanto o próprio vírus. 

Mesmo que seja tentador, os professores precisam ter certeza de que têm o apoio de sua administração antes de assinar um novo programa ou aplicativo.

2. Há algo que meu distrito aprovou que também pode funcionar?

Quando o mundo da aprendizagem mudou para o virtual, o primeiro aplicativo que escolas e professores se atreveram a usar foi o software de videoconferência.

 Muitos distritos já podem ter uma plataforma “aprovada”, mas alguns professores começaram a usar sua própria plataforma preferida, como o Zoom.

Esse tipo de divisão era comum em todos os distritos antes da pandemia. Em um dos meus antigos distritos, vi duas escolas primárias diferentes usando dois programas de software de matemática diferentes. 

Essas decisões geralmente eram tomadas por uma pessoa que tinha familiaridade e conforto com o software e estava disposta a treinar outra equipe. 

Às vezes, eles se inscreviam para uma assinatura anual, com a aprovação do administrador do campus, sem saber que havia um programa aprovado pelo distrito que fazia muitas das mesmas coisas.

Embora alguns educadores possam se sentir sufocados por não terem espaço para explorar novos programas, é importante oferecer aos nossos alunos uma experiência de aprendizado consistente em todas as salas de aula e escolas.

3. Ele se integra à minha plataforma existente?

 As empresas que estão familiarizadas com essa tendência criaram integrações SSO (logon único) para que os alunos possam fazer logon rapidamente e usar seu aplicativo.

À medida que aplicativos e ferramentas gratuitos estão sendo oferecidos, lembre-se de como os alunos poderão fazer login e como isso se integra aos sistemas existentes para evitar dores de cabeça e complicações futuras com a TI.

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