Só quem leciona sabe o quão difícil pode ser conciliar as aulas e a organização, o que faz com que seja necessário buscar novas formas para que tudo flua perfeitamente a fim de não afetar seu próprio desempenho e também o dos alunos.
Portanto, se você é professor, continue lendo a seguir para conhecer os aplicativos mais indicados para fazer planos de aulas.
1. Canva
De uns tempos para cá, o Canva se tornou um dos apps de design gráfico mais famosos, pois passou a ser utilizado por muitas pessoas para criar posts para redes sociais, apresentações, cartazes, vídeos, logotipos etc.
No entanto, além de tudo isso que ele pode criar, os professores também podem utilizá-lo para fazer planos de aula. E o grande diferencial do aplicativo, é que o usuário pode aproveitar os modelos prontos de plano de aula e apenas editá-lo para acrescentar informações pessoais.
E o app é ótimo, porque pode ser utilizado e personalizado tanto por quem possui algum conhecimento sobre layout quanto por quem não possui experiência nenhuma.
Além de poder alterar a posição dos elementos do template, o Canva também permite o upload de imagens do computador ou do banco de imagens do app, o que é ótimo para quem deseja dar aulas com temas específicos.
O aplicativo pode ser usado tanto pelo computador quanto pelo celular, e pode ser baixado no Play Store, happymod download na App Store.
2. Nearpod
O Nearpod é um aplicativo para plano de aula em inglês, então é importante entender o idioma para conseguir utilizá-lo.
A proposta deste app é super interessante, pois consiste em criar planos de aula multimídia e interativos, o que é ótimo para incentivar o aprendizado dos alunos.
Então, além de estruturar a aula, é possível fazer toda a apresentação no próprio Nearpod. Além disso, os alunos também podem interagir em tempo real com o professor, o que facilita muito as aulas ao vivo.
O Nearpod tem um plano gratuito e versões pagas e pode ser acessado no computador ou em dispositivos móveis.
3. Educreations
O Educreations é uma ferramenta onde é possível fazer upload de imagens e vídeos em telas em branco, além de possibilitar que o educador também possa fazer diversas anotações e animações sobre o conteúdo das aulas.
Ademais, outra vantagem do app é que os conteúdos podem ser organizados por aula e os alunos podem também acessar através de seus próprios tablets ou smartphones automaticamente.
E para garantir maior organização com relação a cada turma, o professor também pode ter o perfil de cada aluno guardado no seu app.
4. Google Classroom
Por último, o Google Classroom, também chamado de Google Sala de Aula, é outra opção de aplicativo para plano de aula extremamente completo, principalmente se o objetivo do professor é ter um gerenciamento de turmas mais eficientes.
Além de fazer os planos de aulas, o aplicativo também permite que sejam gerenciadas atividades, notas e envio de materiais digitais para a turma.
Um benefício do app, é que cada turma possui seu próprio espaço, o que é perfeito para que as informações não se confundam.