Como os jogos podem influenciar positivamente seus filhos!

Frequentemente vemos matérias na TV, em diversos jornais e canais, colocando os jogos de videogames como algo negativo e que pode afetar a vida das crianças e adolescentes. Essas reportagens geralmente pegam algum acontecimento ruim, fatalidades, e relacionam ao fato de haverem jogos violentos, com temática de horror e que simulam tiro ao alvo.

Acontece que, em cada país, os jogos são regulados através de uma faixa-etária para o público alvo daquele game. E através dessa avaliação da faixa-etária, é dever dos pais obedecer a lei e comprarem jogos apenas se estiverem na faixa de seu filho. E é isso o que muitas vezes não acontece.

Os jogos podem sim influenciar positivamente seus filhos, crianças ou adolescentes e esse artigo vai te mostrar algumas das qualidades e habilidades que seu filho poderá desenvolver ao lidar com videogames desde cedo. Veja agora!

Ajudam a aprender outro idioma

Quantas pessoas não aprenderam outro idioma enquanto consumiam conteúdos estrangeiros como música, livros, filmes e videogames? Isso pode acontecer também com seu filho. Ao jogar um game que esteja no idioma inglês ou qualquer outro que não seja português, poderá despertar a curiosidade e vontade de aprender esse idioma.

Mesmo com os jogos, em sua maioria, estando traduzidos, nos dias atuais, você pode configurar para outro idioma e ir jogando com seu filho, inculcando nele a curiosidade por aprender aquele idioma. Além do mais, pode ser um bom complemento, se ele já estiver matriculado num curso de outra língua.

Ajuda no desenvolvimento da habilidade motora

Desde montar um PC Gamer comprado na loja com o cupom Kabum, até jogar online em consoles, os jogos podem ajudar o desenvolvimento da habilidade motora do seu pequeno. Isso porque existem jogos que precisam de certas habilidades para serem jogados corretamente, e muitas vezes o equilíbrio entre o que se faz no controle do console (ou no computador) e o que se vê na tela, é algo bastante exigido. 

Ajuda como treinamento para a convivência social

Nosso mundo é conduzido por leis e elas precisam ser conhecidas para que todos possam conviver em paz e decência uns com os outros. Muitas vezes os jogos têm a função de treinar o jogador para que ele possa desenvolver uma convivência com outras pessoas de forma social. Por exemplo, muitas escolas estão utilizando de jogos eletrônicos intuitivos para desenvolverem habilidades que antes as crianças poderiam demorar mais para atingirem.

São usados como tratamento eficaz contra fobias

Você sabia que os jogos eletrônicos atualmente são uma arma eficaz contra determinadas fobias? Existem tratamentos que são feitos em ambiente controlado, onde o paciente é exposto a seu medo representado por meio de realidade virtual criado através de equipamentos que são adaptados de acordo com os níveis de temor de cada pessoa. Esse tratamento é considerado por muitos como verdadeiramente eficaz, custando bem menos do que um tratamento convencional.

Conclusão

Então podemos concluir que assim como os jogos possuem algumas características que revelam uma imagem violenta, os pais devem estar atentos a faixa-etária para qual esses games foram criados. Os benefícios que o videogame pode vir a causar na criança também é responsabilidade de seus pais ou tutores. Jogue com responsabilidade, ensinando seu filho os caminhos certos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.