Dicas para pais que querem passar mais tempo com os filhos

Dicas para pais que querem passar mais tempo com os filhos

Passar um tempo de qualidade com nossos filhos é extremamente importante para o seu desenvolvimento e felicidade.

Eu entrevistei milhares de crianças ao redor do mundo e elas me disseram que o tempo gasto com elas não precisa ser elaborado ou longo, mas deve ser de “qualidade”.

Precisamos encontrar maneiras de diminuir o ritmo e passar algum tempo memorável que fará com que nossos filhos saibam que os amamos e cuidamos deles.

Muitas crianças vão deixar você saber de suas próprias maneiras “sutis” se acharem que você não está dando a elas a atenção de que precisam. Alguns vão se retirar, enquanto outros vão “agir”.

Você pode perceber quando uma criança dá “lábios” para um professor, briga com outro colega de classe ou recorre a comportamentos que antes chamavam sua atenção, como choro crescente, birras ou mesmo urinar na cama.

Esta é uma forma de captar a sua atenção, embora muitas vezes negativa, para que possam desfrutar de um tempo “concentrado” consigo.

Essencialmente, o processo de pensamento é, “se eu não consigo chamar a atenção dela fazendo algo bom, vou chamar a atenção dela fazendo algo ruim.” Ninguém quer isso!

1 – Tempo individual

O tempo a sós com seu filho é melhor quando você está fazendo algo que ambos gostam. Com uma família, pode ser o momento em que o pai leva o bebê para que ela possa ficar com o filho mais velho.

Isso pode significar ir ao cinema, ir ao teatro local para ver a Cinderela ou apenas sentar em um banco no parque e conversar.

A frequência de encontros individuais é com você, mas as crianças que entrevistei disseram que pelo menos uma vez por mês é o mínimo.

Se você é uma mãe solteira com mais de um filho, pode providenciar que todos os sábados você passe um tempo de qualidade com um de seus filhos e no último sábado do mês você passe um tempo de qualidade com a família.

Quem sabe até mesmo mudar de profissão para ter mais tempo e flexibilidade. Uma dica é procurar por um curso de consultoria de imagem e descobrir que carreira incrível.

Marcar as datas em um calendário é uma ótima ideia e mostra a seus filhos que você prioriza esse tempo.

2 – Integre o tempo juntos em sua programação diária

As crianças adoram ajudar. Você tem uma mala direta para fazer? Faça com que coloquem os selos nos envelopes.

Precisa ir às compras? Faça das compras de supermercado um “momento divertido” com você.

Precisa fazer o jantar? Deixe-os ajudá-lo, contribuindo para o processo de preparação.

Embora possa ser mais confuso e possa levar mais tempo no início, você verá que as crianças se tornarão seus maiores ajudantes e olharão para trás e se lembrarão de que “antes do jantar” sempre foi um momento especial para você.

3 – Seja criativo também

Não tem tempo livre até cerca das 3 da manhã? Você ainda pode deixar seus filhos saberem que você se importa.

Faça anotações e coloque-as em suas lancheiras. Essa foi uma das dez principais coisas que as crianças me disseram que as fazia se sentir amadas e cuidadas pelos pais.

Outra ideia seria gravar um pequeno vídeo para eles usando uma câmera e deixá-lo para eles na mesa do café da manhã. Seja criativo aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *