Conheça o papel do profissional pedagogo na introdução à arte!

Durante o período escolar passamos por muitas disciplinas e uma delas é a arte. Pouco lembrada, essa disciplina é fundamental para o desenvolvimento do aluno, mas isso vai depender muito do bom trabalho que o pedagogo realiza.

Muitos temas podem ser abordados nas salas de aulas, temas esses que contribuem para a formação de uma sociedade melhor. Por isso, é muito importante que o professor encontre os melhores meios de introduzir a arte nas salas de aulas, e isso não cabe apenas ao professor de artes, mas a todos que lecionam em uma instituição escolar.

Conheça agora o papel do profissional pedagogo na introdução à arte.

Qual a importância da arte na educação?

Quando uma pessoa decide exercer a profissão de professora, ela não pensa só em ganhar dinheiro como pedagoga, mas também ajudar outros a serem pessoas melhores, a contribuir para uma sociedade mais justa e pacífica. Por este motivo, é muito importante introduzir a arte na educação.

Existem muitos tipos de arte e todas elas contribuem para a formação de uma pessoa. Além disso, a arte ajuda na cognição, na autoestima e também contribui para o fortalecimento de laços entre indivíduos. A arte é fundamental para que os alunos conheçam suas origens e histórias.

Como ela ajuda na formação e desenvolvimento do estudante?

A arte consegue transformar vidas, além de ser fundamental para a criatividade, aumentando a capacidade de resolver problemas, elevando a autoestima, incentivando o estudante a desafiar a si mesmo e aumentando seu repertório cultural.

Por isso é muito importante que o pedagogo incentive todos os alunos a consumirem arte através de diferentes tipos de conteúdos como filmes, músicas, danças, internet e muito mais.

Quais são os benefícios que a arte pode trazer para o aluno?

Os benefícios da arte podem ser notados na vida de todos aqueles que a aproveitam, principalmente as crianças e adolescentes. Além de estimular o raciocínio e a inteligência, estimula também a parte afetiva e emocional.

A arte também ajuda os alunos a lidarem com sentimentos como raiva, medo, tristeza e outros. O pedagogo também pode ajudar o aluno a se beneficiar da arte, aumentando sua criatividade, por explorar diversos meios.

Há também outros benefícios como ajudar o aluno a trabalharem em equipe, a melhorarem no aprendizado de outras disciplinas, sem falar da consciência corporal estimulada nas crianças através de tintas, pincéis, músicas e muito mais.

Como o pedagogo pode usar a tecnologia nas aulas?

Hoje em dia é muito comum que crianças e adolescentes tenham em mãos aparelhos celulares com acesso à internet. Isso não precisa ser visto como algo ruim, o pedagogo pode aproveitar o acesso a esse dispositivo eletrônico para estimular a arte em seus alunos.

Além dos celulares, há muitos dispositivos tecnológicos que também contribuem para a introdução à arte nas salas de aulas.

Qual o maior desafio dos pedagogos ao dar aulas de artes nas escolas?

Mesmo sendo uma disciplina obrigatória no currículo escolar, a arte não é muito valorizada no Brasil, por isso, o trabalho do pedagogo é ainda mais árduo. Problemas como o desinteresse por parte dos alunos, a falta de recursos e a ausência de pedagogos nessa área, só aumentam os desafios de introduzir a arte nas salas de aula.